30 anos de magistério
Professor Leônidas entregou-se arduamente ao trabalho, reconhecendo no Magistério sua verdadeira vocação, da qual muito se orgulhava. Seu caráter, formado pela união da admirável têmpera beneditina à imanente religiosidade de suas raízes espanholas, fez com que adotasse o lema “Ora et Labora” como norteador de sua vida.
Brilhante e precoce, ingressou no Magistério aos 16 anos de idade como professor primário no próprio Colégio de São Bento, onde completara seus estudos básicos em 1940.
Em seus 30 anos de vida profissional ativa, Professor Leônidas exerceu conscienciosamente o Magistério, galgando, passo a passo, os diferentes degraus da carreira até chegar à posição de educador conceituado por todos quantos, de uma maneira ou de outra, se dedicam à Educação neste país. Viveu sua profissão como um verdadeiro Sacerdócio. Por meio de suas palavras, de seu exemplo de vida, de sua integridade moral e de sua alegria contagiante de viver e crer, marcou a vida de milhares de jovens que passaram por suas salas de aula.
Professor Leônidas foi Catedrático de Espanhol no renomado Colégio Pedro II, tradicional instituição de ensino público federal, além de Professor Concursado do Estado do Rio de Janeiro.
Ainda, lecionou as cadeiras de Latim, Português, Espanhol e Francês em inúmeros colégios particulares do Rio de Janeiro, dentre eles o Colégio Santo Inácio e o Colégio Jacobina.
No ensino superior e na pós-graduação, atuou em diversas faculdades, lecionando, por exemplo, Língua e Literatura Espanhola na Faculdade Santa Úrsula, e Didática de Línguas Neolatinas na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Também foi palestrante na Escola de Comando e Estado Maior do Exército e ministrou cursos de Literatura Latinoamericana na Maison du Brésil de la Cité Universitaire de Paris.