Casa do Brasil, Madri
Assim como havia sido criada a Casa do Brasil na Cidade Universitária de Paris, os governos brasileiro e espanhol se programaram para fazer o mesmo na Espanha: criar um colégio em Madri com a finalidade de divulgar a língua e a cultura brasileiras.
Enquanto era Diretor da Casa do Brasil em Paris, Professor Leônidas foi nomeado também Diretor da Casa del Brasil, a ser construída na Cidade Universitária de Madri.
Assumiu a gestão em 29 de julho de 1960 e, durante a construção da Casa, viajava periodicamente de Paris a Madri, em contato constante com o arquiteto brasileiro Luis Afonso d’Escragnolle Filho, escolhido para a realização do anteprojeto do colégio.
Como representantes do Ministério da Educação e Cultura do Brasil, ambos ficaram responsáveis pela direção das obras e pelas relações diplomáticas com as autoridades espanholas acerca das providências a serem tomadas para a concretização da nova Casa.
Em 1962, a Casa del Brasil foi inaugurada e Professor Leônidas cessou sua função representativa do Ministério da Educação e Cultura do Brasil na Espanha, entregando a direção da Casa ao Professor Joaquín da Costa Pinto Netto.
Atualmente, além de servir de residência para estudantes e de espaço para a realização de exposições de artes, conferências, lançamentos de livros e outros eventos relacionados à comunidade brasileira na Espanha, a Casa oferece diversos cursos e funciona como uma das sedes para a aplicação dos exames de proficiência CELPE-Bras. O curso de Português como Língua Estrangeira da Casa del Brasil é reconhecido pela Universidad Complutense de Madrid e outras universidades, como a Universidad Politécnica.