Leônidas em Paris
Leônidas em Paris

Casa do Brasil, Paris

Em 1960, Leônidas foi convidado pelo então Ministro da Educação, Dr. Clovis Salgado, a assumir a direção da Casa do Brasil na Cidade Universitária de Paris. Aceitou o posto e, em meados do ano, mudou-se para a Maison du Brésil com sua esposa e seus seis filhos pequenos.

Por dois anos atuou não somente como diretor administrativo, mas sobretudo, promoveu intensa atividade cultural na Maison.

Muito importante foi sua contribuição no Institut d´Amérique Latine, no qual lecionou elogiados e concorridos cursos de Literatura Latinoamericana: Érico Veríssimo e sua obra “O tempo e o vento”, Clarice Lispector e “O romanceiro da inconfidência”, e  Mario Palmério e “A vila dos confins”.

Professor Leônidas participou também de alguns Congressos de Educação, apresentando relevantes trabalhos sobre Literatura e Educação.

Ao mesmo tempo em que dirigia a Casa do Brasil em Paris, foi nomeado também diretor da Casa do Brasil em Madri, ainda em construção.

Cartão postal da 'Maison du Brésil' em Paris, França
Cartão postal da ‘Maison du Brésil’ em Paris, França
Cartão de visita de Leônidas como Diretor da "Maison du Brésil"
Cartão de visita de Leônidas como Diretor da “Maison du Brésil”

 

Carte de Séjour de Résident Ordinaire
Carte de Séjour de Résident Ordinaire

Digitalizar0009 (2)

Paris

Maison-du-Bresil-2
Professor Leônidas e seus colaboradores diretos na direção da Casa do Brasil em Paris na entrada da Maison du Brésil.
Leonidas com a administradora da casa Mme Eehulka e
Professor Leônidas e seus colaboradores diretos na direção da Casa do Brasil em Paris em frente à Maison du Brésil, abaixo do alojamento dos estudantes.
Le-Corbusier
Interior da casa do Diretor da ‘Maison de Brésil’, projeto do Professor Lúcio Costa e de Le Corbusier.

Em frente à Casa do Brasil, com o arquiteto Escragnole, que projetou a Casa do Brasil de Madri (então em construção), e Botelho, estudante da Casa do Brasil de Paris.

Foto19
Em frente à ‘Maison de Brésil’, com o arquiteto Escragnolle, que projetou a Casa do Brasil de Madri (então em construção), e Botelho, estudante da Casa do Brasil de Paris.

Foto15

Professor Leônidas exerceu grande atuação como diretor administrativo da Casa do Brasil, mas principalmente revigorou a atividade acadêmica e cultural local, promovendo diversos cursos, palestras, exposições, concertos musicais e recitais.

Concerto-Paris

Em um evento na Cidade Universitária, Professor Leônidas no pavilhão do Brasil.
Em um evento na Cidade Universitária, Professor Leônidas no pavilhão do Brasil.
 Em uma exposição de pintura na Casa do Brasil, acompanhado de sua esposa Elisa e seus filhos mais velhos, Teresa, Maria Carmen e Miguel.
Em uma exposição de pintura na Casa do Brasil, acompanhado de sua esposa Elisa e seus filhos mais velhos, Teresa, Maria Carmen e Miguel. 

Paris-2

 

Durante sua gestão, Professor Leônidas hospedou personalidades ilustres como o ex-presidente Juscelino Kubitchek, que, a seu convite, apresentou uma palestra na Maison sobre seu governo e sobre o Brasil em geral.

Kubitchek2
Juscelino Kubitchek fazendo uma palestra sobre o Brasil.