Carta-US-Embassy

Visita a escolas nos Estados Unidos

Em 1966, Professor Leônidas foi convidado pelo então ministro americano Philip Raine para participar de um programa de intercâmbio cultural nos Estados Unidos, com o objetivo de divulgação das metodologias e estabelecimentos de ensino do país e de troca de experiências entre expoentes brasileiros e americanos na área educacional.

Em março e abril do ano seguinte, Professor Leônidas visitou escolas e universidades em diversas cidades americanas: Nova Iorque, Boston, Detroit, Chicago, Milwaukee, Salt Lake City, São Francisco, Los Angeles, Phoenix, Dallas, Nova Orleans, Atlanta e Miami.

Nesses dois meses em que esteve nos Estados Unidos, buscou conhecer pelo menos um tipo de estabelecimento de ensino em cada segmento educacional: escolas urbanas e rurais, high schools, colleges, comprehensive schools, universidades pequenas, médias e grandes.

Ainda, trocou experiências com especialistas na área sobre material didático, organização curricular, formação de professores, Conselhos de Educação e tecnologias educacionais, em especial a televisão educativa recém-implantada nos Estados Unidos.

Foi uma viagem muito proveitosa para ambos os países; contudo, infelizmente não há registros fotográficos desse projeto.

Carta do Professor Leônidas ao adido cultural dos Estados Unidos, 1967
Carta do Professor Leônidas ao adido cultural dos Estados Unidos, 1967