“A delegação brasileira que comparecerá ao Congresso Mundial sobre a Eliminação do Analfabetismo, a realizar-se de 8 a 19 do corrente, em Teerã, vai expor a política de alfabetização no Brasil, além de anunciar o propósito do nosso Govêrno em integrar-se plenamente na Campanha Mundial de Alfabetização, promovida pela UNESCO[…].
Posição do Brasil
A delegação assim definirá naquele congresso, a posição do Brasil no combate ao analfabetismo: 1 – Em nosso País tem prioridade a alfabetização de crianças em idade escolar primária[…].
Segundo o professor Leônidas Sobrino Pôrto […] o MEC dá grande importância à utilização de material didático audiovisual e às possibilidades propierdas pelo rádio e pela televisão. […]
Apoio na Realidade
Explicou ainda, o Prof. Leônidas Sobrino Pôrto que a posição do MEC ao estabelecer prioridades para combate ao analfabetismo visa ao desenvolvimento social e econômico do País dentro da realidade brasileira, de vez que a nossa pirâmide populacional demonstra a necessidade imediata de alfabetização de crianças e adolescentes, por serem êstes em muito maior número do que os adultos – o que aliás é uma característica de todos os países jovens. […]”